Eu sempre gostei de escrever e esse era o meu passatempo, mas o que antes era um hobby, se tornou meu trabalho. Fiz faculdade de jornalismo, comecei a criar conteúdo para internet e, apesar de escrever cada dia mais profissionalmente, passei a escrever menos por hobby.
Basta observar o tempo que passei sem postar aqui no blog, um lugar que eu AMO escrever. Mesmo com as redes sociais ativas e um número interessante de seguidores, eu gosto de ter esse espaço para ter conversas mais profundas. E isso é o meu passatempo.
Há 20 dias eu sai de férias e parei para pensar “o que eu realmente gosto de fazer como passatempo?”, “como eu alimento o meu tempo livre?”, e foi aí que percebi que eu amo escrever, mas que nunca mais fiz isso sem que fosse profissionalmente. E quantas pessoas não fazem isso, né? Como somos engolidos pelo feed do Instagram, pela correria do dia a dia, a ponto de esquecermos o que é fazer algo por puro prazer e que faz bem para a nossa mente.
Segundo o dicionário, passatempo significa “atividade que diverte; divertimento, diversão”, ou seja, é uma atividade para descomprimir. A vida já é tão estressante, né? Será que realmente estamos usando parte do nosso tempo para nós mesmos?
Ter um passatempo ou hobby, como preferir chamar, ajuda a levantar a autoestima, preenche a sua mente (e coração!), aumenta a sua confiança e ajuda a aliviar o estresse.
Quis compartilhar essa reflexão porque eu percebo que muitas pessoas ao meu redor não têm um passatempo. E isso faz toda a diferença, pode acreditar!
Prometi para mim que, pelo menos, uma vez por semana, eu vou tentar passar aqui para conversar com vocês, trazer temas pertinentes, matérias legais. Mas não vou fazer disso uma pressão, porque, passatempo é leve, é divertimento e tudo o que vira obrigação acaba virando trabalho.
Vamos combinar que esse vai ser nosso lugar de descompressão? Tanto para mim que vou voltar a escrever com frequência, como também para vocês, que vão se entreter lendo (assim espero! rs).
Já cruzei meus dedos e dei beijinho, bem estilo promessa de escola. E você, está comigo nessa?